A2FISIO | Blog

Lesão por Esforço Repetitivo

A temida L.E.R. pode ser evitada!

O termo LER foi pronunciado no Brasil pela primeira vez em 1986, e a partir daí, o surgimento do número cada vez maior de casos fez com que no ano de 1987, a Previdência Social passasse a reconhecer a tenossinovite do digitador como doença ocupacional, resultado de uma intensa pressão das entidades sindicais representativas dos trabalhadores em processamento de dados.

Mas não são só estes profissionais que sofrem com a LER.
LER foi descrita então como uma síndrome relacionada ao trabalho, caracterizada pela ocorrência de vários sintomas concomitantes ou não, tais como: dor, parestesia, sensação de peso, fadiga, de aparecimento insidioso, geralmente nos membros superiores, mas podendo acometer membros inferiores.

Frequentemente são causa de incapacidade laboral temporária ou permanente. São resultado da combinação da sobrecarga das estruturas anatômicas do sistema osteomuscular com a falta de tempo para sua recuperação.

A sobrecarga pode ocorrer pela utilização excessiva de determinados grupos musculares em movimentos repetitivos com ou sem exigência de esforço localizado e também pela permanência de segmentos do corpo em determinadas posições por tempo prolongado.

Ou seja: quem trabalha no computador, artesãs, professoras, dentistas e muitos outros profissionais estão colocando sua saúde em risco se não pensam nisso.

Mas o que fazer para evitar?
Vamos lá! Se o que causa a lesão é a repetição, precisamos agir neste ponto. Então aqui entra a grande chave para você que trabalha com esforço repetitivo.

Você precisa pausar! Sim! Se a cada hora de trabalho, você que passa muito tempo sentado, levantar e andar um pouco, você muda toda a postura do seu corpo e alivia essa sobrecarga. Ou se ao primeiro sinal de cansaço físico você mudar de posiçaõ e fizer um alongamento, um exercício simples, seu corpo vai agradecer.

Dá uma espreguiçada! Já melhora bastante.
Lembre-se: movimento é vida!

E claro, precisamos sempre pensar em fortalecimento. Um corpo sadio precisa ser forte, de preferência pensando na especificidade do seu trabalho. Um praticante de atletismo não faz o mesmo preparo físico de um levantador de peso. Cada um prepara seu corpo de acordo com a sua atividade.

E você que fica horas no computador, faz trabalho manual, ou qualquer outro trabalho, precisa se cuidar com relação ao seu trabalho e às posturas que você usa no seu dia a dia.

Nós sempre ensinamos formas de fortalecer e prevenir estas lesões. Se cuide e vamos juntos!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

©2022 A2Fisio – Todos os direitos reservados.