A2FISIO | Blog

Quando a morte não é o pior que pode acontecer – expectativa de vida

Houve um tempo em que com 60 anos éramos considerados velhos e muito próximos da morte. Hoje, o cenário é outro. Com o avanço da saúde e da tecnologia, estamos vivendo muito mais. E a tendência é que isso só aumente. Estudos mostram que em 2040 a população idosa terá passado de 12 para aproximadamente 24%. Estes dados sacodem a comunidade científica a pensar cada vez mais sobre como melhorar a qualidade de vida das pessoas. A vida vai aumentar, e precisa ser bom estar vivo.

Se antes, por volta de 50 anos, o fim estava próximo, atualmente com 50 anos estamos no meio do caminho. Há muito a ser feito, você pode sonhar, começar uma faculdade, fazer transição de carreira, criar uma vida nova… o céu é o limite.

E é por isso que você precisa cuidar da sua saúde! Somado a estes dados, temos também o aumento de doenças relacionadas ao stress, que vêm aumentando a cada ano. Ansiedade, depressão, burnout e fibromialgia são exemplos disso.

Pensando nisso, os cuidados com a saúde têm que ser feitos de uma forma cada vez mais integral. Hoje não existe mais o “encontre o problema e conserte-o”. É preciso focar no indivíduo, o cuidado com a pessoa em todos os seus aspectos. Saúde física, emocional, mental e espiritual. É preciso entender que somos um sistema, e que estamos inseridos em contextos que nos atravessam, positiva ou negativamente todos os dias.

A morte é uma coisa temida por muitos, mas é uma certeza para todos nós.

O envelhecimento, que também é quase certo pra todos nós, não precisa ser temido, e sim planejado. Precisamos nos preparar para o avanço da idade, vamos viver mais e precisamos viver bem, com autonomia. O que vai definir isso é a nossa saúde. Muito se fala em reserva financeira para a velhice. Mas e a sua reserva de saúde? É preciso administrar e planejar isso também.

A perda da autonomia pode ser muito difícil, mas você pode escolher outro caminho.

Fica a reflexão pra você: a vida que você leva hoje, somada aos anos, está te levando para um bom envelhecimento?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

©2022 A2Fisio – Todos os direitos reservados.