A2FISIO | Blog

Dor no trapézio, você consegue perceber a causa?

Dor no trapézio –  uma queixa frequente 

 

Muitas pessoas procuram nossa ajuda por conta de dores na região superior das costas e no pescoço.  Essa dor na maioria das vezes se dá por um aumento da tensão muscular do musculo trapézio. Pode ser uma dor leve ou até mesmo incapacitante, aguda ou crônica.  

A tensão muscular é considerada uma resposta fisiológica ao desconforto causado ao corpo pelos estímulos externos. Os mais comuns são provocados por fatores emocionais, como estresse e ansiedade, ou decorrentes de problemas posturais que ameaçam a saúde. 

É importante diferenciar tensão muscular — relacionada a questões estressantes ou desequilíbrios posturais — de uma dor muscular provocada por uma lesão ou desequilíbrio. Geralmente, as lesões musculares decorrentes de traumas provocam dor aguda e podem evoluir para processos inflamatórios.  

A tensão muscular apresenta praticamente os mesmos sintomas típicos sem que tenha havido trauma. São eles: limitações do movimento, fraqueza muscular, vermelhidão, rigidez local e inchaço. 

Sendo assim, o que vemos como maiores causas de dor no trapézio são: 

estresse; 

ansiedade; 

excesso de treinos; 

desequilíbrio muscular; 

problemas posturais; 

falta de qualidade de sono; 

dificuldade para relaxar a mente; 

insegurança em relação ao futuro; 

preocupações com problemas do cotidiano. 

E o que fazer para melhorar essas dores?  Claro que o ideal é sempre procurar ajuda profissional, mas você pode fazer algumas coisas em casa para se sentir melhor: 

Água quente costuma trazer bastante benefícios, então um banho quente, deixando a água bater na região da dor, ou compressas de água quente por no mínimo 20 minutos. Procurar relaxar! Pode ser meditando, descansando, se desconectando das telas ou fazendo algo que te dê prazer, Alongamento do trapézio costuma aliviar um pouco a dor também. 

Conosco, existem muitas alternativas para tratar a sua dor no trapézio, seja ela tensão muscular ou uma lesão. Podemos atuar com cinesioterapia, terapia manual, acupuntura, taping, fisioterapia sistêmica, e inúmeras técnicas que com certeza vão te ajudar. 

Cuide-se! Suas dores precisam ser vistas! 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

©2022 A2Fisio – Todos os direitos reservados.